quinta-feira, 4 de dezembro de 2008


Iansã
Rainha dos raios, ventos e tempestades, Iansã é um Orixá feminino, enérgico, sensual e autoritário. Na mitologia dos Orixás Iansã primeiramente foi casa com Ogum, traindo-o mais tarde com Xangô, não abandonando as relações com seus primeiro casamento. Em outra passagem mitológica, Iansã é presenteada por Xapanã, que a concede o poder sobre os eguns - espíritos maléficos, tornando-se conhecida também por a Rainha dos Eguns.




Ogum, guerreiro, fiel, astuto, combativo, indecifrável, solitário, manhoso, difícil de ser tratado, rancoroso, não perdoa jamais, fiel e atencioso, misógeno, agitado, instável, persuasivo, resignado, não sabe pedir desculpas, obstinado, responsável, simpático, cortes e afável, o grande amante, sexualmente potente.



Oxalá

Oxalá simboliza a paz, é o pai maior nas nossas nações na Religião Africana. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo.










Iemanjá
Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta. Assim define Jorge Amado.



Oxossi

Oxossi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.